Arreio
- @juuliabrenda
- 6 de fev. de 2024
- 7 min de leitura
O arreio é a estrutura que se veste num cavalo para realizar um esporte, raça, gosto pessoal, tamanho do animal e cavaleiro, trabalho ou lazer. Como o arreio é utilizado para qualquer tipo de montaria existem vários modelos de arreios determinados para cada função. O estilo de arreio pode mudar não somente dependendo para o fim que é destinado como também na região que é usado.
Selas
Basto
O basto é um tipo de sela muito usada em rodeios, cavalgadas e provas em geral, é muito utilizada na raça Crioula, é maior que os outros modelos de sela e pode proporcionar mais conforto dependendo do gosto pessoal. O basto tem vários modelos, confira-os abaixo:
Sela Basto Marreca

Sela Basto Modelo Freio de Ouro

Sela Basto Modelo Toro

Sela Basto Modelo Chileno

Sela Basto Modelo Banana

Sela Basto Modelo Ponteado

Sela Americana
A sela americana é uma sela para trabalho, lazer, cavalgadas e provas em geral, como três tambores, baliza e laço. Ela é considerada longa, um pouco mais pesada, traz uma cabeça proeminente e pito para facilitar ao amarrar a corda para o laço. Muito utilizada nas raças Quarto de Milha, Campolina e Crioula, tem diversas cores. O assento é largo e profundo, o pito é alto, assim como os flaps e os estribos são largos. Algumas ainda possuem apoios para mãos e são decoradas com conchos e outros detalhes, que podem variar em estilo e design.

Sela Australiana
Dentre os tipos de selas, esse é um dos mais usados para a lida no campo. Esse modelo tem a patilha mais alta, é maior, mais robusto e o seu assento é mais profundo. Com isso, proporciona um encaixe firme para que o peão possa cavalgar por terrenos acidentados, como morros e trilhas, cercar os animais e realizar manobras bruscas. Caso caia ou precise picar correr, como a cabeça é baixa, ele não fica preso. Também utilizada para cavalgadas e lazer, tem diversas cores e possui variação de modelo:

Sela Australiana com Cabeça

Sela Australiana MM

Sela Portuguesa
A Sela Portuguesa é um tipo específico de sela para cavalos com origem em Portugal. As selas portuguesas são produzidas com couro de porco para serem mais macias e elásticas, e têm uma armação metálica para garantir a sustentação e a resistência. É muito usada para passeios, equitação e tourada, e apresenta um assento proeminente e elegante.

Sela Inglesa
Também conhecida como sela de salto a sela inglesa é muito utilizada na prática de esportes, por permitir a maior mobilidade do competidor, por ser é menor, mais leve, rasa e não apresentar pito. Assim, facilitando fazer o movimento de subida e descida com mais agilidade, sem limitar os movimentos do animal, nem gerar uma sobrecarga desnecessária. Ela ainda tem apoios para o joelho e coxa, ajudando o cavaleiro a manter uma posição estável e segura, além de suportes para estribos, sendo usados para apoiar os pés do cavaleiro. Por ser menor e mais elegante, ela também é usada na cidade, em policiamento a cavalo, a sela inglesa tem modelos diferentes:

Sela Inglesa para Equoterapia
Este tipo de sela serve para um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Sela Cachoeirinha
A sela cachoeirinha é uma sela feita especialmente para o esporte vaquejada, utilizada com a manta forro ou borboleta, na raça Quarto de Milha.

Manta
A manta nas suas diferentes finalidades e matérias-primas, serve como proteção, amortecimento, conforto e suporte para uma sela. Outros benefícios podem ser citados, como absorção de impacto no dorso do animal, melhor desempenho, demonstram resultados ortopédicos quando necessários, entre outros. Existem variações no seu formato, matéria-prima e modalidades em caso de competições, confira-as:
Manta Americana
A manta americana é muito versátil, tem diversas cores, muito utilizada na raça quarto de milha, com a sela americana ou australiana, pode-se usar para esportes, passeios e lazer.


Manta Mangalarga Marchador
A manta como diz o nome é usada na raça MM, tem diversas cores, é utilizada com a sela australiana e a sela americana, pode-se usar para esportes, passeios e lazer.

Manta Borboleta
Usada em sela australiana, também na raça MM.


Manta Forro
Muito usada na sela cachoeirinha, com a raça Quarto de Milha, no esporte vaquejada.

Anatomia da Manta

Manta Neopreme
É produzida com feltro e neoprene, com 4 aberturas em cima para reter o suor do cavalo, protegendo e dando maior conforto para o animal, utilizada para laço, com a sela americana.

Manta para Equoterapia
A manta para equoterapia tem diversos modelos:


Baixeiro
Modelo de manta, que pode ser de lã de fibra, acrílico ou lã de ovelha/carneiro. É muito utilizada na raça crioula, com qualquer modelo da sela basto, pode-se usar para esportes, passeios e lazer.
Lã Acrílica


Lã de ovelha/carneiro trançada

Lã de ovelha/carneiro batida/prensada ou Xergão

Cabeçadas
A cabeçada é o que prende a embocadura e a rédea, pode ser de couro de bovino, caprino ou corda, ela possui diversos modelos:
Cabeçada de uma orelha
Surgiu nos Estados Unidos em função da Raça Quarto de Milha, nos trabalhos de campo, também foi criada para os cavalos com mania de ficar coçando/limpando a cabeça para não retirarem a cabeçada.

Cabeçada Gil

Cabeçada Vaquejada

Cabeçada de Soleta Americana

Cabeçada de Soleta Indiana

Pelego
É feito do couro de carneiro ou ovelha, com sua lã, natural ou tingida de diversas cores e tamanhos, colocado sobre qualquer modelo de sela basto, para permitir ao cavaleiro uma cavalgada mais confortável.
Pelego Cochonilho ou Coqueiro

Chincha e Sobrechincha
O Travessão ou Chincha serve para segurar as encilhas na hora de encilhar o cavalo. Tem diferentes modelos. A sobrechincha vai em cima do pelego, ela só segura o pelego por isso é mais fina. Tem diferentes modelos.

Barrigueira e Cilha
A barrigueira é a parte da chincha que vai na barriga do cavalo, tem diferentes modelos e cores. A cilha é a parte da sobrechincha que vai na barriga do cavalo, tem diferentes modelos e cores, aqui estão alguns deles:
Barrigueira e Cilha em Neopreme

Barrigueira e Cilha em Lã

Barrigueira e Cilha de Corda

Barrigueira e Cilha de Faixa/Fita de Algodão

Látego e Contra-látego ou Latico e Contra-latico
O látego e contra-látego são usados para prender a chincha e a sobre-chincha na barrigueira e na cilha, podem ser de diversos materiais como fita, couro ev, couro crú entre outros.

Caneleira
A principal função das caneleiras é a proteção contra impactos evitando que o cavalo, ao bater uma pata na outra ou em algum obstáculo por acidente, se machuque. Pode ser usada em qualquer raça, ela tem diversos modelos:
Caneleira Pino
É um acessório de proteção essencial para quem pratica cavalgada, equitação, hipismo, treinamento e vaquejada. Feita com pinos de aço inoxidável e forro de neoprene, oferece conforto e segurança ao cavalo durante as atividades. O seu design é especialmente desenvolvido para cavalos da raça Quarto de Milha, proporcionando um ajuste perfeito.

Caneleira Pelúcia
Utilizada para apresentações.

Caneleira
Caneleira revestida em borracha de E.V.A. interna e externamente variando entre curvim e lona. Toda lisa com fechamento em tiras autocolantes, para melhor fixação.

Caneleira de Couro Neopreme
A forma anatómica da estrutura rígida limita o risco de pressão nos tendões e oferece ao cavalo uma boa liberdade de flexão nos joelhos e boletos. Utiliza-se em esportes equestres mais comuns em vaquejada, cavalgadas. Para qualquer raça.

Caneleira Neopreme com Velcro
Caneleira para cavalo produzida com neoprene na parte inferior para dar um melhor conforto ao animal, previne lesões e uma elevada proteção.

Caneleira para Esbarro

Boleteira
A boleteira é amarrada no osso do boleto para proteger.
Boleteira Neopreme
Proteção dos boletos do cavalo durante o exercício, esportes equestres, vaquejada, saltos e cavalgadas.

Cloches
Cloche Pvc Borracha
Fabricado em PVC, tem alta absorção de impactos, é muito resistente ao desgaste e rasgos. É em fechamento de velcro que é fácil e simples de usar.

Ligas
Liga de Trabalho
Liga de Trabalho para cavalos, feita em tecido Fleece com fechamento em velcro. O Tecido Fleece é desenvolvido para o esporte ao ar livre. Ele mantem o corpo aquecido e não bloqueia a transpiração. A Liga de Trabalho é utilizada para a proteção dos tendões do animal durante exercício intenso.
Deve ser colocada antes e retirada após o trabalho.

Liga de Descanso
Liga para descanso produzida em tecido Fleece; Fechamento em fecho de contato; produto bonito e de alta durabilidade; proporciona elegância ao animal além de ser fundamental para a conservação da sua saúde.

Carona
A carona é feita de couro ou lona, vai em cima do xergão/manta, serve para evitar o contato da manta suada com a sela, pode ter as costas fechadas ou com aberturas para melhor respiração da manta, possui diversos modelos:
Carona de Couro

Carona de Couro com Aberturas

Carona de Lona

Baldrana
Normalmente feita de camurça com bolsos traseiros, vai em cima da sela, presa com a sobre-cincha para dar conforto e mais armazenamento nos arreios, é utilizada em selas bastos ou em sela australiana, serve para carregar itens mais pequenos, tens diversos modelos.

Baldrana de Vaqueta
A Baldrana de Vaqueta é feita de couro de búfalo, serve para proteger o cochonilho/pelego, para carregar itens pequenos.

Alforge
Bolsa ideal para carregar diversos objetos e utensílios em trabalhos, cavalgadas e passeios. Utilizado em sela australiana e americana, ele vai preso atrás da sela com couro ou nylon.

Alforge Térmico
Para carregar alimentos e bebidas.

Alforge de Couro

Arreios completos
Arreio Equoterapeutico

Hipismo

Laço Comprido

Três Tambores

Vaquejada

Referências bibliográficas
Comments